terça-feira, 28 de setembro de 2010

Palestra realizada pela ABRP - Associação Blasileira de Relações Públicas

 No dia 21 de Agosto,a ABRP - Associação Brasileira de Relações Públicas-realizou um evento de grande magnitude sobre a relação da comunicação na área de saúde.
 O objetivo do evento era contextualizar e enfatizar o público sobre a importância da comunicação na área de saúde,além de expor casos que refletem o prestígio do profissional de comunicação dentro do planejamento estratégico de ações desse segmento.
 O evento contou com a presença de inúmeros palestrantes,dentre eles estava Thais Catucci,que além de professora da Faculdade Cásper Libero é também uma das responsáveis pela comunicação interna do Hospital Samaritano.
  Thais Catucci ministrou uma palestra abordando o tema comunicação hospitalar,segundo ela a equipe do hospital,em que trabalha,é bastante grande e com turnos variados,dessa forma,para que haja eficiência na comunicação é preciso um trabalho detalhado e completo,as informações devem chegar ao mesmo tempo e da mesma forma para todos os colaboradores.
 Uma liderança é de suma importância,para que as mensagens de maior importância sejam passadas de forma correta e também para garantir o repasse de informações.
 Com essa palestra,mais uma vez,pode-se perceber a grande relevância da comunicação na área da saúde.


Postado por Mariana.

domingo, 12 de setembro de 2010


Comunicação e Saúde de mãos dadas para o sucesso!

sábado, 11 de setembro de 2010

Beneficie sua saúde com a comunicação

    A comunicação  é uma necessidade humana tanto de sobrevivência como para a interação e integração das pessoas. Ela esta presente em todos os relacionamentos e faz parte do nosso cotidiano, as pessoas que por algum motivo não estabelece uma comunicação satisfatória tem maiores chances de desenvolverem doenças como depressão e até mesmo câncer.
      Vamos nos deter um pouco e enfocar a depressão, ela tem causas quimícas e psicológicas, uma boa comunicação pode ajudar a prevenir ou até mesmo amenizar essa doença combatendo algumas de suas causas psicológicas.Isso porque ela promove a expressão de sentimentos negativos, desenvolve relacionamentos de ajuda e confiança, favorece a percepção de qualidades pessoais aumentando a auto-estima.
        Para viver bem e satisfatoriamente comunique-se sempre!

  Postado por Edielan
 

terça-feira, 7 de setembro de 2010

A necessidade de estabelecer uma ancoragem entre a comunicação e a saúde vem merecendo a dedicação de profissionais destas duas áreas,principalmente desde que,a partir da segunda metade do século  XX,um novo paradigma propôs um deslocamento da comunicação para a saúde.visando sua promoção e prevenção,com a utilização de diversas ações comunicativas como ferramenta indispensável para atingir esse objetivo.

domingo, 5 de setembro de 2010

Atendimento ao cliente hospitalar

 
Posted by Picasa

A qualidade e humanização do atendimento em saúde têm, demonstrado a preocupação em garantir o melhor para os usuários.
O atendimento ao usuário está em todos os cantos e recantos dos hospitais, do porteiro ao diretor geral. Todos os funcionários precisam estar sintonizados com uma política de atendimento, pois cada um, dentro de suas possibilidades, pode ajudar a esclarecer as duvidas, com respostas competentes e precisas. E para melhorar ainda mais essa comunicação  com os usuários, o hospital de menor porte pode abrir um canal para sugestões e reclamações. O hospital de menor porte pode comportar uma ouvidoria*,com pessoal suficiente para realizar um bom trabalho.
A implantação desses novos meios de comunicação deve ser tratada com a maior seriedade. Não se deve tratar o usuário que reclama como adversário ou inimigo. Das reclamações podem surgir idéias importantes, nenhuma questão pode ficar sem resposta.
Todos estes instrumentos possibilitam um feedback valioso para o aprimoramento do serviço de cada setor, pois em todos eles estão traçados os elementos da qualidade no atendimento. Ninguém melhor que o usuário, para apontar certos pontos importantes para a melhoria do serviço.  
 É importante ressaltar, neste campo da comunicação do hospital com o usuário: quem da informação sobre o estado dos enfermos ou as notícias de morte?
Cada hospital tem suas particularidades, sua cultura e o estilo de trabalho, que determinam o seu próprio clima organizacional. Não existe determinação rígida para este caso. Mas há tendências importantes para a melhoria do serviço: A notícia pode ser dada pela equipe, que informa e presta esclarecimentos à família. Entenda-se equipe como a unidade multidisciplinar que permeia todo o atendimento. Formada pelos médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais envolvidos no atendimento. Trata-se de um momento onde a atuação tem de ser efetuados num clima de total entendimento, diálogo e profissionalismo. Não sendo assim, a ação finda se burocratizando, forma-se um clima de disputa descabida e a família do usuário, bem como a qualidade e a humanização do atendimento saem prejudicadas. Melhor que a opção seja pela harmonia, para garantir o melhor atendimento ao cliente hospitalar.

*A Ouvidoria Hospitalar é o setor responsável por receber as sugestões e/ou críticas do público sobre o atendimento, instalações e serviços oferecidos na instituição. É um espaço democrático, onde o paciente e sua família serão ouvidos e prontamente atendidos em suas reclamações.

Baseado pelo site www.portalhumaniza.org.br/ph/texto.asp?id=126 editado por Taingred Gonçalves.

sábado, 4 de setembro de 2010

Definição e interação


Primeiramente precisamos definir o conceito de comunicação e  da saúde. Comunicação – Se analisarmos bem, não há apenas uma definição, mas a que vamos relatar ao longo desse blog é sobre a comunicação humana que é o processo de informações por meio de símbolos em que o receptor precisa entender a mensagem do emissor. Como já sabemos qual comunicação este blog  tratará, iremos agora definir o que é Saúde; No preâmbulo da Constituição da Organização Mundial da Saúde tem a seguinte definição: “é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.” Reflectindo sobre esse conceito de saúde verificamos que ser saudável é o mesmo que estar bem psicologicamente, fisicamente e socialmente. Logo percebemos como a comunicação é essencial para o Ser Humano. Pois se comunicar é uma necessidade (física,mental e social). Podemos concluir que esses dois temas quando se unem de maneira adequada podem transformar a humanidade, assim; vindo a melhorar o desenvolvimento de uma sociedade.  

Tainara Rodrigues