segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Um, dos tipos de Modelos da Comunicação, e sua interação com a Saúde

É importante ressaltar nesse blog os assuntos aprendidos em sala de aula, dessa forma postamos o que foi solicitado pelo o professor Ernani Coelho Neto da disciplina de Comunicação, estabelecendo uma relação com o tema o Modelo do processo de comunicação com a Saúde.

 Para um bom aprimoramento vamos definir o que é modelo e qual utilizamos. Modelo, nada mais é do que uma representação simplificada da realidade, e a representação escolhida foi o de Shannon e Weaver que  é também um modelo linear, constituído por seis elementos, estes foram inicialmente gerados para apresentar aspectos técnicos das telecomunicações mas posteriormente foram alargados às ciências sociais e humanas.
Segundo esta teoria matemática a comunicação estabelece-se perante uma fonte de informação sendo esta o momento da produção da mensagem, esta mensagem é transformada pelo transmissor para posteriormente prosseguir com o envio dessa mensagem por um canal, aqui surge um novo termo a fonte de ruído, esta não é desejada pela fonte, pois vai distorcer a mensagem. De seguida a mensagem é enviada para o receptor, este recebe o sinal transmitido pela fonte para poder alcançar o ponto de chegada, o destino.


Exemplo prático do modelo de comunicação linear de Shannon e Weaver, aplicado ao tema saúde:
Paciente:- Bom dia Senhora, estou com febre, dor de cabeça e gripado!
Ao mesmo tempo várias pessoas na emergência, estão chorando, doente, conversando demais, atrapalhando o entendimento da recepcionista...
Recepcionista: - O que Senhor? Pressão alta?
Paciente: - Sem conseguir se expressar mais, por está muito doente, não entende o que ela fala e apenas balança a cabeça.
Dizendo: Sim, pois queria ser logo atendido.
Ela transmite a mensagem para o receptor (assistente do médico), que leva para o destino (informação ao médico).
E ele chamar o paciente e Diz: - Oi Senhor? Sua pressão é alta?
O Paciente responde: Não Doutor, Estou com febre, dor de cabeça e gripado!
O médico assustado com essa informação. Imediatamente diz: - Precisamos reconstruir essas informações para te medicar corretamente!

 Através desse exemplo de diálogo é possível observar o quanto é importante entender a mensagem para que haja um bom entendimento e para que se resolva o problema da melhor maneira possível.

2 comentários:

Unknown disse...

Muito Interessante a Postagem de Vcs.!
Estão de Parabéns =D

Comunicação & Saúde disse...

Obrigada! Continue acompanhando o Blog
Pois o nosso objetivo é passar informações para os nossos leitores. E os comentários dos mesmos são sempre importante.

Postar um comentário