domingo, 24 de outubro de 2010

Jargão dos Médicos


Segundo o dicionário Aurélio, jargão significa gíria profissional, exemplo: o jargão dos especialistas em informática, o jargão dos médicos, jargão dos advogados, enfim, é uma linguagem específica de um grupo.
Em uma situação de uma conversa entre médicos, um paciente que ouvir a mesma, pode não entender com facilidade, pois são termos próprios, com linguagem rebuscada da profissão. A mesma situação pode ocorrer se o médico não souber utilizar palavras adequadas para informar o resultado do exame, que medicamento tomar, e com isso acabar atrapalhando a comunicação com o paciente. Ex: "Dona Maria, o seu prognóstico é favorável no caso de pronta-suspensão do remédio", é provável que Dona Maria tenha levado algum tempo para compreender o que o Doutor Fernando falou. No entanto, se o doutor estivesse utilizado uma linguagem mais simples, dizendo “Dona Maria, a senhora pode parar de tomar o remédio, sem problemas”, haveria uma boa comunicação, com entendimento imediato.

Doutor Fernando, além de ser um médico também tem que ser um bom comunicador, sempre olhando para o paciente com tom de voz equilibrado, usando linguagem adequada a cada pessoa. Tendo que saber se adaptar a diferentes situações de comunicação, utilizando o jargão em um momento propício.

Editado por Taingred Gonçalves, com bases no site(http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1706u80.jhtm )

7 comentários:

Caio Fazolato disse...

Postagem Bacana sobre o Jargão rs E de fato os especialista em medicina são os que usam mais Jargões , concorda ? rs Mas quais seriam os Jargões dos Sociólogos ? rsss
Tenha uma ótima semana !

Comunicação & Saúde disse...

Obrigada por ter gostado da postagem. Sim concordo, não só os especialistas em medicina, como os advogados, enfim todos que tem uma linguagem própria acabam usufruindo muito dos mesmos.
Essa pergunta realmente não sei, rsrs,mas irei pesquisar para ficar familiarizada com os jargões dos Sociólogos!
Fico grata com o seu comentário e fique a vontade para expor sua opinião.
Uma ótima semana!

Unknown disse...

MAIS ALGUMAS

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

MAIS ALGUMAS

Unknown disse...

Excelente!

Unknown disse...

não gostei muito pois não me ajudou não era a resposta que eu queria mas obrigada mesmo assim

Postar um comentário