sábado, 27 de novembro de 2010

A comunicação empresarial na área da saúde


Existem três subconjuntos de uma estratégia organizacional: os objetivos, recursos e reputação.
Um dos principais objetivos de uma empresa na área da saúde é atender o paciente da melhor maneira possível, e para que a demanda pelos serviços oferecidos cresça. A comunicação empresarial é muito importante para a evolução da credibilidade, pode-se utilizar os recursos da mídia como a TV, internet, para isso as empresas necessitam de recursos disponíveis como dinheiro, recursos humanos e tempo para a garantia de sucesso.
Em um hospital ou clínica é necessário determinar qual a sua reputação junto ao público- alvo em questão, reputação tem base na percepção do público-alvo sobre a organização, em vez de na realidade da organização em si, no caso dos hospitais e clínicas o público alvo seria os pacientes.
Diante desse cenário o desafio da comunicação nas empresas torna-se cada vez maior. Afinal, comunicação não é atividade fim e, em não o sendo, sempre fica entre os itens supérfluos quando o assunto é investimento.  No caso de algumas clínicas e hospitais não é diferente. Algumas empresas da área de saúde investem pesado em tecnologia e modernização, isso sem falar de ampliações físicas para proporcionar maior conforto para seus clientes e um atendimento de ponta. Porém, não reservam em seus orçamentos uma verba para divulgar estes investimentos junto aos seus públicos de interesse, sejam eles clientes, médicos ou operadoras de planos de saúde. Muitas vezes isto acontece porque falta aos empresários ou ao seu staff conhecimento sobre como fazer uma comunicação eficaz. A maioria enxerga apenas a mídia tradicional (jornal, rádio, outdoor e TV) que sofre inúmeras restrições dos Conselhos de Medicina, tem um custo elevado e nem sempre se aplica ou se presta a uma comunicação dirigida e focada em resultados. Entretanto, a publicidade é apenas uma das vertentes da comunicação, e existem veículos para todos os fins e orçamentos para todos os tamanhos. E mais: a maioria não sabe que existem também muitas outras maneiras de se divulgar uma empresa. A comunicação empresarial não é um simples departamento. É um processo que se dá em todos os níveis gerenciais, sejam internos ou externos.
De que adianta uma clínica ou hospital ter um serviço de ponta, alta tecnologia, profissionais capacitados, fazer anúncio em rádio, TV e jornal e, mesmo assim não ver o retorno desse investimento em frequência de público ou em faturamento? Nada. Por isso é que a comunicação deve ser pensada de maneira estratégica, sistêmica e constante. É um processo que faz parte da vida da empresa e não uma tarefa isolada ou ação pontual.

 


Fonte: Editado por comunicação e saúde, com bases no texto de Suely Temporal (Responsável pelo módulo de comunicação empresarial do curso de extensão em gestão empresarial na área da saúde) e no livro A Construção da Identidade, Imagem e Reputação de Paul A. Argenti.

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