sábado, 13 de novembro de 2010

O discurso informativo e a sua interação com a saúde

 Os mais importantes princípios a serem aplicados ao discurso informativo incluem definir um objetivo ou propósito, motivar os membros da audiência a escutar, enfatizando os pontos importantes, organizar, sustentar e elaborar o discurso e gerar envolvimento da audiência.
 Na área da saúde o discurso informativo é muito importante, principalmente para a transmissão de conhecimentos e informações.

Veremos agora um exemplo de discurso informativo aplicado ao tema saúde:
O discurso de Horácio Toro, Representante OPAS/OMS, na Caminhada do Dia Mundial da Saúde.

Senhoras e Senhores,
Bom dia!

 O Dia Mundial da Saúde é um dia especial para todos que trabalham por uma qualidade de vida melhor das populações. É o dia do aniversário da Organização Mundial da Saúde. Há 56 anos este esforço de mais de 190 países iniciava-se, liderado por dois países: a China e o BRASIL.O Brasil que participa ativamente a cada ano, quando um tema importante para a saúde pública é escolhido para lembrar a data. Hoje, em muitas cidades desse imenso país, muitos como nós estão nas ruas para lembrar que o trânsito é feito de pessoas e que devemos valorizar a vida.
 O Dia Mundial da Saúde não é um momento só para chamar a atenção de alguns problemas, mas também, para alavancar respostas de questões importantes que muitas vezes ficam fora de alguma agenda de prioridades.

Através do trecho deste discurso realizado na caminhada do Dia Mundial da Saúde, é possível observar um exemplo de discurso informativo, onde é informado à população a importância deste dia em nossas vidas.

Fonte: Editado por comunicação e saúde, com bases no livro Comunicação Humana de Ronald B. Adler e George Rodman e no site: http://www.opas.org.br/mostrant.cfm?codigodest=209

2 comentários:

Unknown disse...

Gostei muito da postagem de vcs.É interessante observar a forma como o dicurso informativo interage com a área da saúde!

Comunicação & Saúde disse...

Obrigada pelo seu comentário!Continue acompanhando!
A opnião das pessoas que acompanham nosso blog é muito importante!

Postar um comentário