domingo, 28 de novembro de 2010

UMA ALTERNATIVA QUE ASSEGURA BONS RESULTADOS.

A comunicação como influencia das interações sociais contribui efetivamente para uma positiva convivência em grupo, atualmente algumas doenças estão sendo vistas como conseqüência da falta dessas relações, pois o simples fato de pertencer á uma sociedade já garante auto-estima e segurança ao ser humano.
Estudos comprovam que pessoas hospitalizadas que necessitam permanecer por um período maior em um hospital tem mais probabilidade de ter o seu quadro clínico agravado quando isoladas, por isso em um momento como esse o apoio familiar e de amigos é essencial para que o paciente melhore o mais rápido possível. Alguns hospitais utilizam a “escolarização de alunos sob internação hospitalar” que é um recurso ainda pouco utilizado em nosso país, mais que ajuda muitas crianças que passam a maior parte de seus dias internada por algum motivo, esse método de ensino garante a aprendizagem do paciente durante a sua estadia na clinica e a sua interação com outros pacientes que se encontram na mesma situação ou em uma situação parecida, além de proporcionar-lhes uma fuga da rotina e da solidão, já que esses professores tentam ao máximo modificar cada aula e cada brincadeira que possa ser realizada com essas crianças. Em novembro de 2000 a lei 10.685 foi aprovada que determina: “os hospitais disponibilizarem para ás crianças e adolescentes um bom atendimento educacional que permita o desenvolvimento intelectual e pedagógico, bem como o acompanhamento do currículo escolar”. Apesar de estabelecida essa lei a prática não é total, muitos hospitais ainda não implementaram esse método que contribui grandemente para a recuperação dos pacientes.
É necessário ocorrer uma mobilização por parte dos hospitais e clinicas não apenas para o simples cumprimento dessa lei, mais principalmente para a conscientização sobre a necessidade que as pessoas tem em permanecer mantendo contato com outras mesmo quando hospitalizadas, pois essa prática é sem dúvida uma alternativa que garante bons resultados.
    Postado por: Mirian Viana.

2 comentários:

Unknown disse...

Mirian Viana parabéns pelo texto. Uma tese muito importante nos dias de hoje,muito bem discutida e reforçada... Gostei muito dessa postagem! Espero que o blog continue assim, estou sempre acessando quando posso pois estou desenvolvendo um trabalho voltado para esse tema.
José Ramos- RS.

Unknown disse...

Parabéns Mirian a vc e a equipe! O blog está muito bom! Não só os textos mas também o visual do blog, show de bola!

Postar um comentário