sábado, 27 de novembro de 2010

Novas regras para venda de antibióticos



No final do mês de outubro, observamos na televisão, no rádio, no jornal, na Internet, etc., a forte resistência da bactéria provinda de antibióticos. E no dia 28/11, entrará em vigor as novas regras para venda de antibióticos. A partir dessa data, as farmácias e drogarias de todo o país só poderão vender esses medicamentos mediante receita de controle especial em duas vias. A primeira via ficará retida no estabelecimento farmacêutico e a segunda deverá ser devolvida ao paciente com carimbo para comprovar o atendimento.
As receitas terão um prazo de validade de 10 dias, devido às especificidades os mecanismos da ação dos antimicrobianos. Os médicos têm que fornecer as duas vias da receita ao paciente, de forma legível e sem rasuras.
As medidas valem para mais de 90 substâncias antimicrobianas, que abrangem todos os antibióticos com registro no país, com exceção dos que tem uso exclusivo no ambiente hospitalar. O objetivo da ANVISA é contribuir para a redução da resistência bacteriana na comunidade.
Outra mudança
As embalagens e bulas também terão que mudar e incluir a seguinte frase: “VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA - SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DA RECEITA”. As empresas terão 180 dias para fazer as adequações de rotulagem. E também, todas as prescrições deverão ter suas movimentações registradas no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC). O prazo para que as farmácias iniciem esse registro e concluam a adesão ao sistema também é de 180 dias, a partir da data de publicação da resolução (28/10).

Editado por Taingred Gonçalves com bases do site:http://www.aratuonline.com.br/2009/noticia/54577,novas-regras-para-vendas-de-antibioticos-entram-em-vigor-neste-domingo.html

2 comentários:

Caio Augusto disse...

isso e h importante msm....
em epocas de superbacterias e com nossa saude cada vez mais fragilizada pela automedicaçao e o cotidiano de nossas vida eh bom termos controle do q tomamos...
assunto importante e bom de ser debatido....

Comunicação & Saúde disse...

Exatamente Caio,a automedicação sem ter nenhum cuidado,pode prejudica e muito a nossa saúde,levando até a morte.E um exemplo disso é a enorme resistência bacteriana dos antibióticos.

Obrigada pelo seu comentário e sinta-se a vontade para expor suas opniões.

Postar um comentário